Cirurgia de Estrabismo

Estrabismo é uma alteração na posição dos olhos, ou seja, evidencia-se que não são paralelos ao olhar devido a problemas nos músculos que os movimentam. Podem ser tortos para dentro (do lado do nariz), para fora, para cima e para baixo, existindo também os torcionais.

estrabismo1

O tratamento é feito de várias formas, dependendo do tipo do estrabismo, que consiste em uso de óculos, quando necessário e terapêutica ortóptica com oclusões, estímulos visuais e cirurgia. O mais importante é o diagnóstico precoce para que se possa fazer o estímulo visual o mais rápido possível, já que a visão é formada pelo cérebro até em torno dos 7 anos de idade, evitando-se a ambliopia ou a baixa de visão de um olho em relação ao outro.

A cirurgia, quando necessária, consiste em enfraquecer o músculo que está agindo em excesso e reforçar o músculo que está mais fraco, tentando atingir um melhor equilíbrio na movimentação dos olhos.

estrabismo_olho_normal
Alinhamento normal dos olhos

estrabismo_olho_estrabico
Estrabismo

• Cuidado com as lentes no inverno

lentesNo frio, a preguiça tende a aumentar. Mas nada de deixar de fazer a limpeza das suas lentes de contato. Evite que elas se contaminem - demonstre o seu amor pela visão!
  • Como posso limpar os olhos do bebê?

Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e preveamente fervida. Fazer movimentos delicados sem apertar os olho.
  • O glaucoma é uma doença curável e o que o provoca?

Não. O glaucoma é uma doença controlavél, seja com colírios, laser ou cirurgia. Mas o glaucomatoso deve sempre retornar ao oftalmologista para ver se a doença se mantem sob controle.     O glaucoma é provocado pelo aumento da pressão intra-ocular e as causas deste aumento são várias: Fatores genéticos, trauma ocular, inflamação ocular, uso de alguns medicamentos, etc.
    Não. O glaucoma é uma doença controlavél, seja com colírios, laser ou cirurgia. Mas o glaucomatoso deve sempre retornar ao oftalmologista para ver se a doença se mantem sob controle. O glaucoma é provocado pelo aumento da pressão intra-ocular e as causas deste aumento são várias: fatores genéticos, trauma ocular, inflamação ocular, uso de alguns medicamentos etc.