Cirurgia de Pterigio

O início do tratamento pode ser feito com colírios, porém, com a sua evolução, o tratamento é cirúrgico e feito sob anestesia tópica no sistema ambulatorial. Existem várias técnicas que podem ser empregadas conforme cada caso e deve ser lembrado que em uma pequena porcentagem dos casos, apesar da cirurgia, o pterígeo pode recidivar podendo causar aumento do astigmatismo pré operatório.

O Pterígeo é uma degeneração na conjuntiva (membrana que recobre a esclera ou o branco do olho) que se direciona para a córnea, invadindo-a e podendo causar, como conseqüência irritação ocular constante, ardor, prurido como também dependendo do tamanho sobre a córnea, baixa visual por barreira da passagem da imagem ou ainda astigmatismo.

pterigio
Pterigio

• Diabetes e a visão

Diabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão. O tratamento adequado do diabetes, (que envolve dieta, exercícios físicos e tratamento clinico) e exames periódicos da retina são fundamentais para a prevenção da cegueira.
    Nos casos em que já ocorrem algum comprometimento da visão o exame oftalmológico torna-se fundamental para manutenção de uma função visual adequada. Pode-se optar por tratamento consagrado mundialmente como a laserterapia ou então associa-lo a novas tendências baseadas em evidencias cientificas tais como a aplicação intraocular de medicações que inibem os efeitos deletérios do diabetes podendo até restabelecer, em alguns casos, a acuidade visual.
    fundo_olho_normalretinopatia_diabeticaDiabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão.
  • Palestra com Dr. Guy de Sordi

Palestra com Dr. Guy de Sordi, na próxima sexta-feira, no projeto Dia Viva Bem do Bensaúde.

Palestra Bensaúde

• Olho Clínica - Boas Festas 2015