Curva Tensional Diária

Exame no qual a pressão intra-ocular é medida em horários distintos durante o dia com a utilização de um equipamento denominado tonômetro de aplanação e uso de colírio anestésico.

Tem a finalidade de avaliar a flutuação da pressão ocular no decorrer do dia, sendo importante no diagnóstico e acompanhamento de pacientes portadores de glaucoma.

• Ultra-Sonografia Diagnóstica

A ultra-sonografia diagnóstica é um método essencial de exploração e diagnóstico de patologias do globo ocular e órbita.

Suas indicações vão desde as opacidades dos meios causadas por leucoma de córnea, catarata, membrana ciclítica até hemorragia vítrea, endoftalmite, trauma e tumor ocular.

• Degeneração Macular Relacionada com a Idade

degenerao_macular_relacionada_com_a_idadeA Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo Ocidental em pessoas acima dos 50 anos. Embora vários fatores tenham sido implicados na sua origem (doença cardíaca, tabagismo, olhos claros, deficiência nutricional, exposição exagerada à luz, etc.), sabe-se que as alterações a ela relacionadas são decorrentes de um processo de envelhecimento, com características próprias, influenciado por fatores ambientais, doenças orgânicas e certos hábitos de vida.
  • Existe alguma idade mínima para a criança fazer exame oftalmológico?

Não. Mesmo bebês recém nascidos podem fazer o exame caso haja alguma suspeita de problema visual. Caso não haja nenhuma suspeita seria interessante que a criança fizesse o exame antes de entrar na escola, o que poderia prevenir futuros problemas de rendimento escolar por deficiência visual.