logo olho site

Campimetria Computadorizada

Exame que consiste na apresentação de estímulos luminosos de diferentes intensidades, em pontos distintos do campo de visão, avaliando-se a sua percepção por parte do paciente.

Visa analisar se há alterações no campo visual, muitas vezes, não percebidas pelo paciente.

Quando presentes, essas alterações podem ter aspectos característicos para cada tipo de patologia ocular.

Confira também

  • Lentes Intra-oculares com visão para longe e perto

    Cirurgias de catarata: Lentes Intra-Oculares com visão para longe e perto
    Após os 40 anos de idade, o olho perde a capacidade de focalizar os objetos para perto, é um processo chamado de presbiopia ou vista cansada.
    Com a opacificação do cristalino ocorre o aparecimento da catarata, que causará baixa visual com perda do contraste das cores.
    A cirurgia da catarata através da moderna técnica de facoemulsificação, é um procedimento bem seguro e possibilita a remoção do cristalino com a substituição por uma lente intra-ocular que pode proporcionar visão só para uma distancia ou as modernas lentes intra-oculares que proporcionam visão como a do cristalino humano: visão de longe, intermediária e de perto.
    Mais de 80% dos pacientes com implantes dessas lentes, ficam livres totalmente da dependência do uso dos óculos para as atividades diárias como ler, dirigir, etc.
    Porém alguns pacientes não serão aptos a receber o implante dessa lente intra-ocular, por isso é sempre necessário o exame clínico e complementar oftalmológico.
    As lentes intra-oculares que dão visão de longe, intermediária, e perto, são um grande avanço para a recuperação visual do paciente que é submetido à cirurgia de catarata.
    lente_intraocularCirurgias de catarata: Lentes Intra-Oculares com visão para longe e perto
    Após os 40 anos de idade, o olho perde a capacidade de focalizar os objetos para perto, é um processo chamado de presbiopia ou vista cansada.
  • Posso prevenir o surgimento ou retardar a progressão da catarata?

    Não. Não existem ainda formas de se prevenir nem retardar a progressão da catarata comprovadas cientificamente.
  • Gonioscopia

    A gonioscopia é o exame para análise do ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do líquido formado dentro do olho, que é importante para regular a pressão ocular.

    É utilizado para a avaliação de casos suspeitos de glaucoma, para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

    A anestesia de córnea através de colírio é indispensável nesse exame.