logo olho site

Retinogragia Fluorescente

Trata-se da realização de fotografias da retina (fundo de olho) com a necessidade de injeção de contraste intra-venoso (fluoresceina sódica – não contém iodo) e dilatação da pupila com colírios. Mesmo sendo um exame invasivo, pois necessita de injetar medicamentos intra-venosos, possui uma margem de segurança satisfatória, sendo raras as reações adversas, porém poderão ocorrer reações alérgicas.

Sempre haverá um periodo de eliminação do contraste através da urina que ficará de coloração amarela escura por 12 a 24horas. A pele também adquire uma tonalidade amarelada durante o periodo de eliminação.

É utilizado para avaliar a circulação retiniana e modificações anatômicas da retina.

Confira também

  • Água o Diamante Azul

    agua_o_diamante_azulO planeta Terra, que deveria ser chamado de planeta água, já que 3/4 dele é de água, lembrando que apenas 2,5 % é potável. O restante são neve e geleiras, menos de 2% da água existente pode ser usada pelo ser humano.

    Todas as mudanças climáticas tem tornado a água um problema global. De acordo com a Unicef menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.
  • Paquimetria Ultrassônica

    O exame tem por finalidade analisar a espessura corneana.

    É indicado principalmente para pacientes candidatos à cirurgia refrativa ou em propedêutica do glaucoma.

  • Qual o momento ideal para operar a catarata?

    As cataratas devem ser operadas a partir do momento em que a perda de visão torna difícil a realização das actividades diárias normais. As cataratas não precisam de "amadurecer" para que possam ser removidas, como se pensava há uns anos. Pelo contrário, as cataratas podem e devem ser operadas numa fase não muito avançada do seu desenvolvimento.