logo olho site

Tonometria

É um exame que mede a pressão interna do olho.

Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.

Confira também

  • Diabetes e a visão

    Diabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão. O tratamento adequado do diabetes, (que envolve dieta, exercícios físicos e tratamento clinico) e exames periódicos da retina são fundamentais para a prevenção da cegueira.
    Nos casos em que já ocorrem algum comprometimento da visão o exame oftalmológico torna-se fundamental para manutenção de uma função visual adequada. Pode-se optar por tratamento consagrado mundialmente como a laserterapia ou então associa-lo a novas tendências baseadas em evidencias cientificas tais como a aplicação intraocular de medicações que inibem os efeitos deletérios do diabetes podendo até restabelecer, em alguns casos, a acuidade visual.
    fundo_olho_normalretinopatia_diabeticaDiabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão.
  • O bebê já nasce enxergando?

    Não, o recém-nascido apenas percebe luz e vultos, os quais ainda não sabe interpretar. Assim como ele não sabe falar e andar, também não sabe ver. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com seus olhos, irá desenvolvendo progressivamente sua visão.
    Ao redor de cinco anos de idade, na maioria das crianças, a visão será igual à do adulto.
    Não, o recém-nascido apenas percebe luz e vultos, os quais ainda não sabe interpretar. Assim como ele não sabe falar e andar, também não sabe ver. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com seus olhos, irá desenvolvendo progressivamente sua visão. Ao redor de cinco anos de idade, na maioria das crianças, a visão será igual à do adulto.
  • Posso prevenir o surgimento ou retardar a progressão da catarata?

    Não. Não existem ainda formas de se prevenir nem retardar a progressão da catarata comprovadas cientificamente.