logo olho site

Visão Sub-Normal

Visão sub-normal é um comprometimento da função visual que impossibilita uma visão útil para os afazeres habituais, mesmo após tratamento e/ou correção dos erros refrativos comuns como uso de óculos, lentes de contato ou implante de lentes intra-oculares.

A visão subnormal não deve ser confundida com a cegueira, pois o portador de visão subnormal tem uma visão útil e é capaz de ler tipos impressos ampliados com auxílios ópticos, que são aparelhos especiais que ampliam consideravelmente a visão.

É importante ressaltar que, apesar de ser mais frequente em idosos, a visão subnormal pode acontecer em qualquer idade.

Confira também

  • Dia do Oftalmologista

    ARTE SITE

  • Paquimetria Ultrassônica

    O exame tem por finalidade analisar a espessura corneana.

    É indicado principalmente para pacientes candidatos à cirurgia refrativa ou em propedêutica do glaucoma.

  • Ceratoscopia Computadorizada

    Também chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

    A ceratoscopia computadorizada é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea.

    No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais frequência, dependendo de cada caso.