logo olho site

10 de julho: Dia Mundial da Saúde Ocular

dia da saude ocular2017

Para o poeta, os olhos são as janelas da alma, mas para o Manual de Orientação do projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC), “visão é a capacidade que o indivíduo tem de perceber o universo que o cerca”. Além disso, “oitenta por cento da relação do ser humano com o mundo se dá por meio do sentido da visão. Para que o sentido da visão seja aproveitado de maneira plena, é fundamental que toda a via sensorial visual esteja perfeita (...)”.
No entanto, a falta de cuidados com os olhos podem provocar complicações na visão. Por isso, mais do que apenas visitar o oftalmologista, alguns cuidados básicos de rotina podem fazer a diferença na hora de cuidar dos nossos olhos.

Continue Lendo

Confira também

  • Qual o momento ideal para operar a catarata?

    As cataratas devem ser operadas a partir do momento em que a perda de visão torna difícil a realização das actividades diárias normais. As cataratas não precisam de "amadurecer" para que possam ser removidas, como se pensava há uns anos. Pelo contrário, as cataratas podem e devem ser operadas numa fase não muito avançada do seu desenvolvimento. 
  • Regulamentação da Optometria não-médica

    Acaba de ser votado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 2.783/2003, do Deputado Mário Assad Júnior, que pretendia regulamentar a Optometria não-médica no Brasil. Resultado da votação: Pela REJEIÇÃO do PL nº 2.783/2003
    Vencemos mais uma importante batalha!!!

    optometriaAcaba de ser votado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 2.783/2003, do Deputado Mário Assad Júnior, que pretendia regulamentar a Optometria não-médica no Brasil.

  • Anel de Ferrara: uma arma para o bem.

    As vezes nos perguntamos: “porque existe tanto câncer diagnosticado?” Ou, “porque tantas doenças cardiológicas?” A resposta talvez devesse estar também nos meios de diagnóstico que melhoraram muito. Hoje em dia descobre-se uma doença cada vez mais precocemente e com o advento da ceratoscopia computadorizada conseguimos uma classificação e seguimento da evolução do ceratocone com maior precisão. Os implantes de Anéis Intra Corneanos para os astigmatismos altos e irregularidades corneanas, trouxe-nos uma maior possibilidade de controle dessas alterações e, com isso, uma arma a mais contra a evolução do ceratocone na tentativa de evitarmos ou retardarmos o transplante de córnea. A indicação é feita através do seguimento clínico e dos exames oftalmológicos, geralmente quando o paciente não se adapta mais à correção com a lente de contato dura e com os ceratocones evolutivos fazendo com que a visão caia muito, ou seja, o Anel de Ferrara é uma arma nesse arsenal terapêutico; uma arma para o bem na tentativa de melhorar a vida do paciente com ceratocone e com astigmatismos altos.
    Dr. Guy Soares De Sordi

    anel-1As vezes nos perguntamos: “porque existe tanto câncer diagnosticado?” Ou, “porque tantas doenças cardiológicas?” A resposta talvez devesse estar também nos meios de diagnóstico que melhoraram muito.