logo olho site

Iridotomia - Dr. Fausto Tavares #PDr06

Confira também

  • Iridectomia (Laser)

    A iridectomia a laser é uma perfuração na periferia da íris que tem como objetivo permitir a passagem direta do humor aquoso da câmara posterior para a câmara anterior.

    É realizada com anestesia tópica, com auxílio de uma lente especial que se apoia sobre a córnea. É um procedimento rápido, indolor, executado com laser de YAG ou de argônio.

    Um colírio anti-inflamatório é prescrito para ser usado por alguns dias. As complicações são geralmente mínimas e auto-limitadas.

  • Retinogragia Fluorescente

    Trata-se da realização de fotografias da retina (fundo de olho) com a necessidade de injeção de contraste intra-venoso (fluoresceina sódica – não contém iodo) e dilatação da pupila com colírios. Mesmo sendo um exame invasivo, pois necessita de injetar medicamentos intra-venosos, possui uma margem de segurança satisfatória, sendo raras as reações adversas, porém poderão ocorrer reações alérgicas.

    Sempre haverá um periodo de eliminação do contraste através da urina que ficará de coloração amarela escura por 12 a 24horas. A pele também adquire uma tonalidade amarelada durante o periodo de eliminação.

    É utilizado para avaliar a circulação retiniana e modificações anatômicas da retina.

  • Campimetria Computadorizada

    Exame que consiste na apresentação de estímulos luminosos de diferentes intensidades, em pontos distintos do campo de visão, avaliando-se a sua percepção por parte do paciente.

    Visa analisar se há alterações no campo visual, muitas vezes, não percebidas pelo paciente.

    Quando presentes, essas alterações podem ter aspectos característicos para cada tipo de patologia ocular.