logo olho site

Fotofobia e cansaço visual - Dr. Clayton Carrera #PDr11

Confira também

  • Dia da Visão 2016

    O Dia Mundial da Visão, comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de outubro. Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização e esclarecimento para os perigos da cegueira evitável.

    Dia Mundial da Visão 2016

    Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.

    Mas, essa triste realidade não ocorre apenas no Brasil.

    A OMS se uniu a outras instituições globais para, ao menos um dia por ano, chamar a atenção de toda a sociedade para os perigos da cegueira evitável: o Dia Mundial da Visão, comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de outubro. Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização e esclarecimento para que todos reflitam sobre como responder à seguinte pergunta: o que está ao nosso alcance fazer para que até 2019 tenhamos reduzido em 25% o total de cegos por causas que poderiam ser evitadas?

    A campanha deste ano tem o foco "Juntos Somos Fortes", gerando a consciência da união de toda a sociedade em torno dos problemas da visão.

    Links:

    http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/diamundialdavisao.php

    http://www.iapb.org/advocacy/world-sight-day

  • Tipos de Glaucoma

    Você sabia que existem tipos de Glaucoma? Confira quais são eles nessa matéria.

    tipos de glaucoma

    O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.

    Conheça os tipos:

    Glaucoma de ângulo fechado (agudo)

    O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão.


    Glaucoma de ângulo aberto (crônico)

    O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

    Glaucoma congênito

    O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.

    Glaucoma secundário

    Por último, o glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

     

    Fonte: Minha Vida

  • Dia das Crianças

    #Feliz #DiaDasCrianças #Homenagem #OlhoClínicaeCirurgia #OlhoClínica #RioPreto #SãoJoséDoRioPreto

    Dia das Crianças