logo olho site

Anel de Ferrara: uma arma para o bem.

As vezes nos perguntamos: “porque existe tanto câncer diagnosticado?” Ou, “porque tantas doenças cardiológicas?” A resposta talvez devesse estar também nos meios de diagnóstico que melhoraram muito. Hoje em dia descobre-se uma doença cada vez mais precocemente e com o advento da ceratoscopia computadorizada conseguimos uma classificação e seguimento da evolução do ceratocone com maior precisão. Os implantes de Anéis Intra Corneanos para os astigmatismos altos e irregularidades corneanas, trouxe-nos uma maior possibilidade de controle dessas alterações e, com isso, uma arma a mais contra a evolução do ceratocone na tentativa de evitarmos ou retardarmos o transplante de córnea. A indicação é feita através do seguimento clínico e dos exames oftalmológicos, geralmente quando o paciente não se adapta mais à correção com a lente de contato dura e com os ceratocones evolutivos fazendo com que a visão caia muito, ou seja, o Anel de Ferrara é uma arma nesse arsenal terapêutico; uma arma para o bem na tentativa de melhorar a vida do paciente com ceratocone e com astigmatismos altos.
Dr. Guy Soares De Sordi

anel-1As vezes nos perguntamos: “porque existe tanto câncer diagnosticado?” Ou, “porque tantas doenças cardiológicas?” A resposta talvez devesse estar também nos meios de diagnóstico que melhoraram muito.

 Hoje em dia descobre-se uma doença cada vez mais precocemente e com o advento da ceratoscopia computadorizada conseguimos uma classificação e seguimento da evolução do ceratocone com maior precisão. Os implantes de Anéis Intra Corneanos para os astigmatismos altos e irregularidades corneanas, trouxe-nos uma maior possibilidade de controle dessas alterações e, com isso, uma arma a mais contra a evolução do ceratocone na tentativa de evitarmos ou retardarmos o transplante de córnea. A indicação é feita através do seguimento clínico e dos exames oftalmológicos, geralmente quando o paciente não se adapta mais à correção com a lente de contato dura e com os ceratocones evolutivos fazendo com que a visão caia muito, ou seja, o Anel de Ferrara é uma arma nesse arsenal terapêutico; uma arma para o bem na tentativa de melhorar a vida do paciente com ceratocone e com astigmatismos altos.

 

Dr. Guy Soares De Sordi

Confira também

  • Cirurgia Refrativa - Dr. Guy de Sordi

  • Opacificação de cápsula posterior - Dr Guy de Sordi #PDr 07

  • Teste e Adaptação de Lentes de Contato

    As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.

    No mercado existem inúmeras opções como: lentes gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcaronadas, híbridas, flexíveis etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista.

    Através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente é possível descobrir a lente de contato mais indicada para cada problema.

    Também é fundamental um teste de adaptação, que consiste em:
    • Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
    • Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (topografia) e medida da espessura corneana (paquimetria);
    • Refração inicial para determinação do grau das lentes;
    • Colocação de lentes de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
    • Nova refração, com as lentes de teste;
    • Avaliação da adaptação das lentes de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;
    • Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.