logo olho site

Música Além dos Ouvidos

musica_alem_dos_ouvidosPesquisa divulgada pelo jornal of Advanced Nursing, nos Estados Unidos, revelou que ouvir música ajuda a reduzir dores crônicas, aquelas lesões teciduais persistentes por mais de três meses e que tendem a evoluir, como a osteoartrite e a artrite reumática. Os pesquisadores fizeram teste com 60 pacientes vítimas de dores crônicas. A amenização da dor daqueles que ouviram música foi 21% superior comparada a daqueles que não a ouviram. E mais: a depressão, sintoma recorrente para quem sofre de dores crônicas, também diminuiu cerca de 25%.

De fato, ouvir boa música só traz benefícios. Outra pesquisa publicada anteriormente no mesmo veículo anunciou que o hábito de escutar música por 45 minutos antes de dormir pode aumentar o sono em até um terço.

Fonte: Revista Vida e Saúde. Set/06. p.6

Confira também

  • 10 de Julho dia da Saúde Ocular

    dia da saude ocular2

  • Posso prevenir o surgimento ou retardar a progressão da catarata?

    Não. Não existem ainda formas de se prevenir nem retardar a progressão da catarata comprovadas cientificamente.
  • Gonioscopia

    A gonioscopia é o exame para análise do ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do líquido formado dentro do olho, que é importante para regular a pressão ocular.

    É utilizado para a avaliação de casos suspeitos de glaucoma, para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

    A anestesia de córnea através de colírio é indispensável nesse exame.