logo olho site

Crianças precisam usar óculos escuros?

criancas_precisam_usar_oculos_escurosOs médicos ainda não chegaram a um consenso sobre a questão. "Crianças não precisam necessariamente de óculos escuros, mas proteger sempre é bom, especialmente se a criança tem olhos mais claros, pois ela pode sentir algum desconforto com a luz solar", diz o oftalmologista pediátrico Mauro Plut, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São PAulo. O também oftalmologista Renato Neves, de São Paulo, concorda, mas é enfático: "A maioria dos pais não está consciente da necessidade de proteger os olhos de seus filhos durante passeios ao ar livre, cmo em parques, praças e praias, o que aumenta os riscos de queimaduras de córnea e retina, a curto prazo, e de catarata e degeneração macular, quando elas forem adultas", destaca Neves. "Por isso, considero os óculos uma proteção cada vez mais indispensável aos olhos das crianças - e dos adultos também", diz. Alguns cuidados, ressaltam os especialistas, devem ser tomados na hora de comprar o produto. Além da proteção total contra os raios UV (verifique se os óculos tem o selo da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos - Abiótica), o ideal é que as lentes sejam de acrílico, mais resistentes a impactos e armações, de resina endurecida, mais difíceis de quebrar.

Fonte: Revista Vida Simples.

Confira também

  • Como deve ser a postura da pessoa na frente do computador?

    O ideal é a tela do computador ficar na altura da linha dos olhos. Ou um pouco abaixo. Nunca acima! A cadeira ideal é aquela que proporciona maior conforto, mas seu corpo não deve ficar encurvado para a frente, pois isso pode causar pressão na nuca e dor de cabeça após horas de permanência nessa posição.
  • Catarata - Dr. Guy de Sordi

  • Síndrome do olho seco

    sindrome_do_olho_secoOlho seco é uma condição que resulta em umidade e lubrificação inadequadas do olho. As lágrimas, naturalmente produzidas pelo olho, são responsáveis por proteger, nutrir, lubrificar e limpar toda a delicada estrutura dos olhos. Elas ajudam a criar e manter a superfície da córnea regular, de forma que a visão permaneça clara e sem distorções, proporcionando uma sensação de conforto nos olhos.