logo olho site

Água o Diamante Azul

agua_o_diamante_azulO planeta Terra, que deveria ser chamado de planeta água, já que 3/4 dele é de água, lembrando que apenas 2,5 % é potável. O restante são neve e geleiras, menos de 2% da água existente pode ser usada pelo ser humano.

Todas as mudanças climáticas tem tornado a água um problema global. De acordo com a Unicef menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. Um bilhão e 200 milhões de pessoas não tem água tratada, um bilhão e 800 mil pessoas não contam com serviços adequados de saneamento básico. Dez milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças intestinais transmitidas pela água.

Atualmente já existem muitos países que sofrem com a falta de água, quase 3 milhões de habitantes que serão adicionados à população nos próximos 50 anos nascerão nesses países.

Inúmeros são os fatores que colaboram com a escassez da água. Um deles é a extração excessiva, que se deu com mais intensidade na última metade do século, a extração tem se dado com muito mais rapidez que as recargas feitas pelas chuvas. Outro ponto é que além do crescimento populacional a urbanização e industrialização também geram grande demanda de água. A industrialização consome mais água que a urbanização, a concentração populacional também gera grande aumento na demanda.

Se os governos dos países carentes de água não adotarem medidas urgentes para reverter esse problema, em pouco tempo a escassez de água se transformará em falta de alimentos, já que a produtividade de alimentos está ligada à necessidade de água. Os governos não podem mais separar a política populacional do abastecimento de água.

No Brasil se concentra um décimo de toda água do planeta. Porém as fontes do recurso não estão no mesmo lugar que as pessoas, e os sistemas de abastecimento e saneamento passam longe do ideal. 80% da água se encontra na região amazônica onde habitam apenas 5% da população brasileira.

Desde a década de 80, o crescimento da área irrigada do Brasil tem superado o crescimento da população, sendo um dos principais motivos da nossa economia. Mas o cultivo depende de água, ainda não sendo um motivo de preocupação, e para que não se torne é preciso investir cada vez mais em reutilização como medida de economia. A indústria é a que mais investe nesta área no Brasil, no entanto a reutilização de água deveria ser prevista em lei e incentivada pelo governo, assim pode evitar projetos faraônicos e invertir na reutilização. Sem dúvida o Brasil tem muita água. O grande desafio é aprender a pensar no futuro, investindo na reutilização, melhorando saneamento e educando a população para uso de forma racional. Antes que tenhamos sérios problemas.

Confira também

  • Capsulotomia (Yag Laser)

    Exame de extrema utilidade no tratamento das opacificações capsulares posteriores após cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular.

    É usado para fazer a abertura da cápsula opaca sem necessidade de uma nova intervenção cirúrgica. É também muito útil no tratamento dos glaucomas de ângulo fechado e hemorragias pré-retinianas.

  • Cirurgia Refrativa - Dr. Guy de Sordi

  • Existe alguma idade mínima para a criança fazer exame oftalmológico?

    Não. Mesmo bebês recém nascidos podem fazer o exame caso haja alguma suspeita de problema visual. Caso não haja nenhuma suspeita seria interessante que a criança fizesse o exame antes de entrar na escola, o que poderia prevenir futuros problemas de rendimento escolar por deficiência visual.