logo olho site

Degeneração Macular Relacionada com a Idade

degenerao_macular_relacionada_com_a_idadeA Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo Ocidental em pessoas acima dos 50 anos. Embora vários fatores tenham sido implicados na sua origem (doença cardíaca, tabagismo, olhos claros, deficiência nutricional, exposição exagerada à luz, etc.), sabe-se que as alterações a ela relacionadas são decorrentes de um processo de envelhecimento, com características próprias, influenciado por fatores ambientais, doenças orgânicas e certos hábitos de vida.

Como a doença atinge a área macular (que é a principal área da retina relacionada com a visão), a queixa mais comum é uma diminuição da visão central com perda da nitidez de certos detalhes como no reconhecimento da face de uma pessoa, enquanto que a capacidade de locomoção, por exemplo, torna-se pouco comprometida, pelo menos no início, já que a visão periférica praticamente não sofre grandes alterações.

Um simples exame de fundo de olho pode identificar fatores de risco para uma possível progressão da doença, com danos para a saúde visual. Alguns estudos apontam ainda benefícios com o uso de combinações de anti-oxidantes e sais minerais, na redução dos riscos de progressão da doença e perda visual. Outros estudos, ainda em andamento, investigam a ação e eficácia de certas drogas no combate à determinada forma da doença que até o momento mostrava-se implacável com as atuais modalidades de tratamento disponíveis.

degeneracao1
Fundo de olho com mácula normal (região central escura)

degeneracao2
Fundo de olho com DMRI e atrofia da mácula (região central mais clara)

Confira também

  • Aniversário de Rio Preto 2018

    #19deMarço#Aniversário#RioPreto#Parabéns#SãoJoséDoRioPreto

    aniversario rio preto 2018

  • Visão Sub-Normal

    Visão sub-normal é um comprometimento da função visual que impossibilita uma visão útil para os afazeres habituais, mesmo após tratamento e/ou correção dos erros refrativos comuns como uso de óculos, lentes de contato ou implante de lentes intra-oculares.

    A visão subnormal não deve ser confundida com a cegueira, pois o portador de visão subnormal tem uma visão útil e é capaz de ler tipos impressos ampliados com auxílios ópticos, que são aparelhos especiais que ampliam consideravelmente a visão.

    É importante ressaltar que, apesar de ser mais frequente em idosos, a visão subnormal pode acontecer em qualquer idade.

  • O bebê já nasce enxergando?

    Não, o recém-nascido apenas percebe luz e vultos, os quais ainda não sabe interpretar. Assim como ele não sabe falar e andar, também não sabe ver. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com seus olhos, irá desenvolvendo progressivamente sua visão.
    Ao redor de cinco anos de idade, na maioria das crianças, a visão será igual à do adulto.
    Não, o recém-nascido apenas percebe luz e vultos, os quais ainda não sabe interpretar. Assim como ele não sabe falar e andar, também não sabe ver. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com seus olhos, irá desenvolvendo progressivamente sua visão. Ao redor de cinco anos de idade, na maioria das crianças, a visão será igual à do adulto.