• Gonioscopia

A gonioscopia é o exame para análise do ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do líquido formado dentro do olho, que é importante para regular a pressão ocular.

É utilizado para a avaliação de casos suspeitos de glaucoma, para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

A anestesia de córnea através de colírio é indispensável nesse exame.

• Cirurgia de Catarata. Quando operar?

Até alguns anos atrás, que não são muitos, a indicação de uma cirurgia de catarata era somente após que a visão ficasse bem baixa. Era meio que uma conversão de visão menor que 30% e estaria indicado a cirurgia. Isso devido à técnica cirúrgica e o risco de complicações que poderiam existir. Com a evolução dos estudos, da tecnologia, foi-se melhorando o procedimento cirúrgico e com o advento da Facoemulsificação a indicação da cirurgia é cada vez mais precoce, ou seja, os níveis de complicações caíram muito. Hoje pode-se recuperar visões mais precocemente, reabilitando, por exemplo, motoristas, arquitetos, médicos, pilotos, desenhistas, costureiras, etc, que ficariam inabilitados mais cedo pelo seu nível de necessidade da visão, com o aparecimento da catarata. Claro, cirurgia é cirurgia, porém a facoemulsificação reduziu muito o índice de complicações. Uma cirurgia segura, aberturas nos olhos cada vez menores, lentes intra-oculares dobráveis cada vez sendo aplicadas em incisões menores, nos possibilita uma expectativa de cura da catarata cada vez mais cedo.
    Dr. Guy Soares De Sordi

facoemulsificacaoAté alguns anos atrás, que não são muitos, a indicação de uma cirurgia de catarata era somente após que a visão ficasse bem baixa. Era meio que uma conversão de visão menor que 30% e estaria indicado a cirurgia. Isso devido à técnica cirúrgica e o risco de complicações que poderiam existir.

• Diabetes e a visão

Diabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão. O tratamento adequado do diabetes, (que envolve dieta, exercícios físicos e tratamento clinico) e exames periódicos da retina são fundamentais para a prevenção da cegueira.
    Nos casos em que já ocorrem algum comprometimento da visão o exame oftalmológico torna-se fundamental para manutenção de uma função visual adequada. Pode-se optar por tratamento consagrado mundialmente como a laserterapia ou então associa-lo a novas tendências baseadas em evidencias cientificas tais como a aplicação intraocular de medicações que inibem os efeitos deletérios do diabetes podendo até restabelecer, em alguns casos, a acuidade visual.
    fundo_olho_normalretinopatia_diabeticaDiabetes ocular ou Retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira legal entre as idades de 20 e 65 anos. O problema ocorre pelo comprometimento dos vasos sanguíneos da retina, tecido interno do olho responsável pela visão.